Revista Souza Lima

Ponto de Aumento

Por: André Rick

 

Ponto de AumentoE aí galera, preparados para mais uma lição? Espero que sim.

 

 

Bom, desta vez faremos um estudo sobre ponto de aumento e duplo ponto de aumento, um sinal básico de conhecimento para um baterista, ou qualquer outro músico.
Vamos começar definindo sua finalidade na música. É um ponto colocado do lado direito da nota ou da figura aumentando o seu tempo de duração, também pode ser colocado dois pontos. O primeiro ponto aumenta o tempo de duração da figura ou da pausa em metade do seu valor.
Veja alguns exemplos, para que possa compreender melhor.

Ex: 1

 

ponto-09

 

No exemplo acima a mínima sem ponto valeria 2 tempos (no caso, duas semínimas), com o ponto ela teve o acréscimo de 1 tempo, ou seja, mínima + semínima = tempo total de duração 3 tempos do compasso correspondente, o mesmo acontece com a pausa e figura da semínima que vale 1 tempo, e com o ponto teve o aumento de ½ tempo, semínima + colcheia = tempo total de duração 1 tempo e ½.
O segundo ponto de aumento aumenta a duração da nota em metade do valor do primeiro ponto.

Ex: 2

 

Ponto de Aumento

 

No exemplo acima temos a mínima com duplo ponto de aumento. O duplo ponto, aumenta ¾ do valor da primeira nota. No exemplo acima então ficou o equivalente a mínima + semínima + colcheia = correspondendo a 3 tempos e ½ dentro do compasso.

Uma das figuras mais utilizadas é a colcheia pontuada com a semicolcheia "solta", muito usada na música brasileira. É uma figura tirada das quatros semicolcheias, veja o exemplo para compreender melhor.

Ex: 3

 

Ponto de Aumento

 

Abaixo temos uma leitura rítmica, pratique na caixa ou em uma borracha, e depois de fixá-la na mente distribua nas peças da bateria. Bom, espero que tenham compreendido bem essa matéria, pois ela vai ser muito importante para nossos próximos estudos. Na coluna posterior aplicaremos figuras pontuadas em alguns ritmos. Vou ficando por aqui, e aguardem a próxima coluna.
Abraço e até a próxima.

Ex: 4

 

Ponto de Aumento

 

Comentários  

 
0 #3 Jennifer Borlenghi 25/07/2013 20:59
Uma semínima com uma ponto de aumento vale o tempo normal da semínima mais a metade do tempo da semínima, ou seja, uma semínima e uma colcheia. Se for por exemplo,uma fórmula de compasso 4 por 4 = 4/4, quem vai valer um tempo vai ser a semínima, ai ficaria 1e 2.
Citação
 
 
0 #2 loooli 03/03/2013 09:51
Ana Pontes uma seminima com um ponto vale 1 tempo e meio porque um ponto vale meio tempo.Entendeu??
Citação
 
 
0 #1 Ana Pontes 25/11/2012 17:46
quanto é uma semínima com um ponto de aumentação??????????

:D :lol: :-) ;-) :sigh:
Citação
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar


<<  Abril 2014  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
282930    



Caju Comunição & Design
Thumbnail Screenshots by Thumbshots